PPA 2016-2019

Áreas Temáticas e Principais Programas

Programa: Desenvolvimento Sustentável e Integrado da Região Metropolitana de Curitiba

Objetivos do Programa:

Melhorar as condições de vida da população promovendo o desenvolvimento econômico dos municípios da região e aprimorando a integração regional, a mobilidade da população e as condições ambientais, por meio do planejamento e da implementação de ações e projetos.

Principais Iniciativas:

Meio Ambiente e Saneamento no Espaço Metropolitano

Melhorar as condições ambientais e de saneamento da Região Metropolitana de Curitiba (RMC), principalmente em relação à drenagem urbana, resíduos sólidos, abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, e áreas de risco, visando promover a sustentabilidade ambiental da RMC. Desenvolver e implantar planos, programas, projetos e ações ambientais e de saneamento nos municípios da RMC. Dar continuidade aos projetos de parques metropolitanos, para contenção de cheias, recomposição da flora e da fauna, lazer e recreação.
 

Integração da Região Metropolitana de Curitiba

Propiciar melhoria das condições de vida da população metropolitana, promovendo o desenvolvimento socioeconômico de toda a região.
 
 

Transporte Metropolitano

Aprimorar o sistema de transporte metropolitano por meio de um adequado gerenciamento e fiscalização dos serviços, objetivando o incremento do atendimento, da capacidade de transporte, qualidade, rapidez e segurança do sistema. Desenvolver e implantar um programa de gerenciamento dos serviços de transporte coletivo da RMC, contemplando a fiscalização da operação dos serviços, acompanhamento operacional e atividades de controle e vistoria dos mesmos. Implantar melhorias na infraestrutura do transporte coletivo, tais como canaletas e/ou faixas exclusivas de ônibus para corredores de transporte coletivo, a construção e melhoria dos terminais de transporte, novos abrigos de ônibus e urbanização de vias de ligação metropolitana. Promover o processo de licitação do sistema metropolitano de transporte de passageiros.
 

Mobilidade no Espaço Metropolitano

Desenvolver política e ações para a mobilidade regional, visando aprimorar as condições de fluidez e segurança na circulação de pessoas, bens e mercadorias entre os municípios da Região Metropolitana de Curitiba (RMC), de forma sustentável, buscando induzir o crescimento ordenado, diversificando os fluxos de deslocamento, otimizando tempos e recursos, e oportunizando o acesso a áreas com vocações de usos específicos. Elaborar planos, estudos e projetos, adquirir bens e equipamentos e implantar obras e serviços relativos à mobilidade regional, visando aprimorar as condições de fluidez e de segurança na circulação de pessoas, bens e mercadorias entre os municípios da RMC, de forma sustentável, e implementar alternativas de modais de deslocamento para a população metropolitana com segurança.
 
 

Recomendar esta página via e-mail: